MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Metalurgia e Química
CEFET-MG

Professor do DMQ-TM é laureado com prêmio UFMG de melhor tese

Quarta-feira, 8 de novembro de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 8 de novembro de 2023

No dia 25 de outubro de 2023, o Prof. Valmir Dias Luiz, do Departamento de Metalurgia e Química do Campus Timóteo (DMQTM), foi laureado com o Prêmio UFMG de Teses – Edição 2023, em reconhecimento à sua tese intitulada “Estudo do Comportamento Mecânico, Tribológico e Fratura da Chapa de Aço AISI 430 sob Dobramento e Estiramento”.

Na pesquisa, destaca-se a dificuldade de evitar falhas em chapas metálicas durante o processo de conformação. Especificamente, fraturas por cisalhamento em regiões de pequenos raios de dobramento representam um desafio para ligas metálicas, como os Aços Inoxidáveis Ferríticos (AIF). Métodos tradicionais de previsão de fratura se mostraram ineficazes para esse tipo de material, tornando a investigação experimental essencial.

A pesquisa envolveu o estudo do comportamento mecânico, tribológico e de fratura da chapa de aço AISI 430 sob condições de dobramento e estiramento. Utilizou-se um tribossimulador especialmente projetado para realizar três tipos distintos de ensaios de conformabilidade. Diversos parâmetros de processo, incluindo raio e rugosidade do pino, direção e microestrutura da tira, alongamento relativo e condição de lubrificação, foram avaliados.

Os resultados revelaram a influência significativa da rugosidade da ferramenta, alongamento relativo, direção de ensaio e lubrificação no comportamento mecânico e tribológico da chapa de aço AISI 430. Além disso, observou-se que a fratura por cisalhamento tende a ocorrer em raios menores, enquanto a fratura por tração é mais comum em raios maiores. O estudo ressalta a complexidade do comportamento do material durante o processo de conformação e destaca a importância de considerar uma variedade de fatores na prevenção de falhas durante a estampagem de peças metálicas. O trabalho completo pode ser acessado aqui.

Fig. – Prof. Valmir Dias Luiz, ao centro, exibe o Prêmio UFMG de Teses 2023, em companhia do orientador do trabalho (à direita), prof. Dr. Paulo César de Matos Rodrigues, e do coorientador do trabalho (à esquerda), prof. Dr. Alexandre Mendes Abrão

A tese, orientada pelo Prof. Dr. Paulo César de Matos Rodrigues do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi reconhecida pela sua originalidade, relevância científica e contribuição para a prática industrial.