MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Metalurgia e Química
CEFET-MG

Segunda Defesa de Dissertação de Mestrado no DMQ-TM Marca Avanços na Pesquisa de Materiais

Domingo, 24 de setembro de 2023
Última modificação: Domingo, 24 de setembro de 2023

No dia 20 de setembro de 2023, o auditório do Campus Timóteo do CEFET-MG foi palco da segunda defesa de dissertação de mestrado no Departamento de Metalurgia e Química (DMQ-TM). A estudante Mércia Silva Dias apresentou sua pesquisa, intitulada “Avaliação do Potencial Preventivo de Filmes Finos de Óxido de Titânio (IV)/Nióbio (V) na Corrosão do Aço AISI em Meio Ácido com Íons Cloreto”, sob a orientação do professor Fernando Castro de Oliveira e a coorientação do professor Almir Silva Neto. Esta defesa marcou um momento significativo no DMQ-TM, seguindo a primeira defesa de dissertação realizada em 2 de agosto de 2023.

Fig. 1 – Membros da banca avaliadora e a estudante. Da direita para esquerda: Professores Leonel, Almir, Fernando, Adolfo e Roney

Durante a sua defesa de dissertação, a estudante Mércia mostrou o uso da técnica sol-gel para produção de uma solução adequada para gerar filmes finos constituídos de óxido de titânio (IV)/óxido de nióbio (V). Pela técnica de dip-coating recobriu amostras de aço inox AISI 304 com foco na avaliação do poder protetivo contra corrosão do tipo pite em presença de cloreto. A estudante fez a caracterização dos materiais nanoestruturados obtidos por diversas técnicas, tanto com foco na caracterização de densidade, índice de refração e viscosidade, quanto para caracterização de microestrutura e composição, tais como microscopia óptica, microscopia eletrônica com espectroscopia por dispersão de energia de raios X, infravermelho com ATR, difração de raios X de pó com método de Rietveld, e análise térmica. Finalmente, executou medidas eletroquímicas com foco na determinação do potencial de circuito aberto, polarização potenciodinâmica e impedância eletroquímica. O trabalho ocorreu com diversas colaborações que possibilitaram o acesso às múltiplas técnicas de análise, sendo um dos pontos fortes da dissertação. Ao final, a estudante mostrou que, com o material desenvolvido, foi possível reduzir a corrente de corrosão no aço inox AISI 304 sem proteção, em meio agressivo com íons cloreto, de 129,72 microamperes para 0,45 microamperes. Com isso conseguiu demonstrar a obtenção de um material com significativa capacidade protetiva e potencial de aplicação tecnológica.

A estudante Mércia Silva Dias é egressa do curso técnico integrado em química (2010-2012) do campus Timóteo do CEFET-MG. Na sua graduação, cursou engenheira química pela Unileste. A mesma informou durante a defesa que a pesquisa terá continuidade, com foco no refino da técnica e dos parâmetros característicos do material em foco. Na avaliação do orientador do trabalho, prof. Fernando Castro de Oliveira, a presente pesquisa foi marcada por grandes desafios técnicos para seu desenvolvimento, e abre possibilidades para que novas investigações usando materiais de grande interesse nacional possam ser feitas. Nesse sentido, ressalta que novos projetos estão em processo de submissão.

Fig. 2 – Estudante Mércia durante a exposição do seu trabalho

Além dos membros de orientação e da banca avaliadora, a defesa da dissertação contou com a presença de estudantes do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica do Campus Timóteo. Essa participação dos estudantes de graduação em atividades de pesquisa e eventos como este faz parte da política educacional do CEFET-MG, alinhada ao perfil esperado para seus egressos, em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais para as Engenharias. O curso de graduação em Engenharia Metalúrgica do campus Timóteo do CEFET-MG é reconhecido pelo Ministério da Educação e possui nota máxima do MEC nos quesitos de corpo docente e tutorial, organização didático-pedagógica e infraestrutura.

O DMQ-TM oferece pós-graduação ao nível de mestrado no contexto do programa de pós graduação em Engenharia de Materiais. O mestrado em Engenharia de Materiais ofertado pelo CEFET-MG Campus Timóteo é do tipo stricto sensu e é totalmente gratuito. A seleção para participação no programa é semestral, e os interessados em concorrer a uma vaga poderão obter mais informações no site do mesmo.