MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Metalurgia e Química
CEFET-MG

Primeira dissertação de mestrado é defendida no Departamento de Metalurgia e Química do CEFET-MG Campus Timóteo

Sexta-feira, 4 de agosto de 2023
Última modificação: Sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Nesta semana, o Campus Timóteo do CEFET-MG testemunhou um relevante marco acadêmico com a primeira defesa de dissertação de mestrado no Departamento de Metalurgia e Química (DMQTM). A estudante Brenda Ghiane Pena Santos, egressa do curso técnico em Química do Campus Timóteo e Engenheira Química pela Unileste, apresentou sua pesquisa intitulada “Estudo de filmes finos de óxido de titânio e óxido de nióbio em aço AISI 304: Preparação, caracterização e avaliação do aumento da proteção contra corrosão”.

Fig. – A partir da esquerda, professores Erriston, Almir, Fernando, Leonardo e Jorge, e a estudante, Brenda

A banca examinadora, composta pelos professores Leonardo Ramos Paes de Lima, Erriston Campos Amaral e Jorge Luis Coleti, avaliou o trabalho orientado pelo professor Fernando Castro de Oliveira, com coorientação do professor Almir Silva Neto. O estudo envolveu o desenvolvimento de um filme de TiO2/Nb2O5 na superfície do aço inoxidável 304, o qual, após caracterizado por meio de técnicas como Microscopia Eletrônica de Varredura, Espectroscopia de Energia Dispersiva de Raios-X e Difratometria de Raios-X de Filmes Finos, demonstrou ser altamente eficaz na prevenção à corrosão.

O professor Fernando Castro de Oliveira destacou que o filme desenvolvido reduziu significativamente a densidade de corrente elétrica, um parâmetro associado à taxa de corrosão, diminuindo de 100 microamperes para até 0,8 microamperes, conforme constatado por Polarização Potenciodinâmica e por Impedância Eletroquímica.

Esse tipo de trabalho de mestrado é de extrema importância para o crescimento acadêmico do estudante, oferecendo a oportunidade de trabalhar com o estado da arte da área, desenvolvendo habilidades críticas e investigativas, além de aprofundar e aplicar conhecimentos profissionais, adquirindo competências como proatividade, criatividade, inovação e excelência técnica e científica.

Além do benefício ao estudante, o desenvolvimento de pesquisas como esta impacta positivamente na qualidade da infraestrutura laboratorial e no trabalho docente em sala de aula na instituição. O aprimoramento resultante dessas pesquisas repercute tanto no ensino técnico de nível médio quanto no ensino de graduação.

O DMQTM promove a verticalização do ensino, desde os cursos técnicos em nível médio (em química e em metalurgia) até o mestrado (Engenharia de Materiais), passando pela graduação em Engenharia Metalúrgica. O trabalho de Brenda Ghiane Pena Santos continuará com a investigação de novos materiais e técnicas, visando melhor caracterização dos parâmetros envolvidos na ação protetiva exercida pelos materiais testados, conforme anunciado pelo professor Fernando. O Departamento de Metalurgia e Química está entusiasmado com o avanço alcançado nesta primeira dissertação de mestrado e busca o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa promissores.