MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Metalurgia e Química
CEFET-MG

Painéis Didáticos

Última modificação: Quinta-feira, 30 de março de 2017

Alvenaria e Vidro

Marcos históricos da produção de cimento no mundo e no Brasil. Apresentação de materiais aglutinantes para alvenaria. Cimento Portland. Fábrica de cimento. Dados econômicos. Matérias primas do cimento. Calcinação no forno rotativo. Composição química do clínquer. Tipos de cimento e suas aplicações. Coprocessamento de resíduos combustíveis no forno rotativo. Telha de amianto. Aglutinantes não-hidráulicos, gesso e cal. Cerâmica, porcelana, louça. A fábrica de vidro. Tipos de vidro: vidro d´água, vidro comum, vidros especiais. Vidros coloridos. Cerâmica vitrificada. Aspectos químicos e morfológicos do vidro.

Largura: 204cm, altura: 105cm, colorido e em alta resolução. Imagem HIRES – Alvenaria e Vidro

O Maravilhoso Mundo dos Plásticos e Polímeros

Marcos na história dos polímeros sintéticos. Dados econômicos acerca dos polímeros sintéticos. Triângulo de performance dos commodities, polímeros de engenharia e especialidades. Mecanismo da polimerização radicalar em cadeia. Técnicas da polimerização industrial. Catalisadores de Ziegler-Natta. Características das polirreações em etapas. Processamento dos termoplásticos. Reciclagem dos polímeros. Aditivos nos plásticos comerciais. No centro deste painel se encontra uma comparação dos 28 polímeros sintéticos mais importantes, sob os critérios de resistência mecânica, térmica, química e propriedades ópticas. Além desta tabela, cada um destes materiais é apresentado em um quadro específico contendo a estrutura química, características, dados do processamento, derivados e blendas importantes e as aplicações principais. Um quadro sobre dúvidas frequentes. Espaço para uma maquete de máquina injetora.

Largura: 250cm, altura: 120cm, colorido e em alta resolução. Imagem HIRES – Polímeros

Processo do Alto-Forno e a Produção de Aço

Rascunho da história siderúrgica no Brasil. Dados econômicos de 2010. Funcionamento do alto-forno e do processo da redução carbotérmica do minério. Características do ferro gusa. Importantes ligas com o ferro. Discussão do diagrama das fases ferro/carbono e das microfases no aço-carbono. Processos e métodos da aciaria. Laminação. Fluxograma da produção do aço. Quadro sobre dúvidas frequentes acerca do aço. Espaços para exposição de amostras das matérias-primas e dos produtos siderúrgicos. Maquete do alto-forno e atualidades da área.

Largura: 250cm, altura: 120cm, colorido e em alta resolução. Imagem HIRES – Aço