MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Metalurgia e Química
CEFET-MG

2ª Semana Acadêmica de Metalurgia 2023: Conhecimento e Networking em Destaque

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023
Última modificação: Terça-feira, 3 de outubro de 2023

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023 Em outubro de 2023, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Campus Timóteo se prepara para sediar a aguardada 2ª Semana Acadêmica de Metalurgia (SAMET), um evento que se consolida como um espaço vital para a disseminação de conhecimento, debates enriquecedores e oportunidades de networking na área de metalurgia e temas correlatos. Após o sucesso da edição anterior, a SAMET retorna ainda mais robusta e engajada, abrindo suas portas tanto para o público interno quanto externo.

Fig. – Palestra no auditório do campus Timóteo do CEFET-MG durante a 1ª Semana Acadêmica de Metalurgia, realizada em 2022

A SAMET está agendada para a semana de 16 a 20 de outubro de 2023, com atividades noturnas que visam facilitar a participação tanto dos estudantes do curso noturno de metalurgia quanto dos profissionais da área. O evento será um verdadeiro farol de aprendizado, colaboração e discussões profundas em torno de temas que vão além das fronteiras da metalurgia, abrangendo aspectos comportamentais, inclusão, ética profissional e sustentabilidade.

O objetivo primordial da SAMET é fornecer um espaço de intercâmbio, onde estudantes de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, professores, profissionais e a comunidade local possam construir vínculos, interagir e estabelecer redes de contatos. A programação é rica e diversificada, incluindo palestras de renomados profissionais da indústria, minicursos envolventes e uma exposição de projetos e pesquisas em andamento no CEFET-MG e em outras instituições participantes. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link https://encurtador.com.br/lwAP1, onde o participante deverá cadastrar seus dados e, em seguida, buscar pelo campo “Título da Ação” digitando “SAMET” para efetuar sua inscrição. Dessa forma, será possível receber o certificado de participação após o evento. Caso surjam dúvidas no processo de inscrição, entre em contato pelo e-mail  samet.cefetmg@gmail.com que você será prontamente orientado.

A abertura oficial acontecerá no Teatro da Fundação Aperam, dia 16 de outubro, às 20 horas, contando com a presença de autoridades e inscritos no evento. O doutor Tarcísio Reis de Oliveira, da Aperam, inaugura a série de palestras com uma discussão provocadora sobre as expectativas em relação ao profissional do futuro.

No segundo dia, terça-feira, no auditório do campus Timóteo do CEFET-MG, o foco estará na liderança e gestão de equipes de alta performance, com a palestra de André César Lúcio, gerente na Usiminas, e na trajetória desafiadora da mulher em uma empresa siderúrgica, abordada pela Engenheira Jéssica Aline dos Santos Araújo, da Aperam.

Na quarta-feira, dia 18 de outubro, a Engenheira Neuselane Siqueira da Actemium Brasil – Petrobrás conduzirá um minicurso imperdível sobre a construção de uma rede profissional destacada, currículo e postura profissional.

O penúltimo dia, quinta-feira, será marcado por discussões sobre o aço inoxidável, desde sua origem até as inovações atuais, na palestra do doutor Wilian da Silva Labiapari, da Aperam. Em seguida, a doutora Isabel Cristina Braga Rodrigues, da UFSJ, explorará as tecnologias sustentáveis na indústria minero-metalúrgica.

O evento se encerrará com chave de ouro no quinto dia, com o CEO Ronan Delfim Machado da Tutore e a Engenheira Many Maria Moreira do Rotary Club os quais conduzirão uma palestra esclarecedora sobre os desafios e oportunidades na liderança.

A 2ª Semana Acadêmica de Metalurgia de 2023 promete ser um evento marcante, não apenas para o CEFET-MG, mas para todos os envolvidos na indústria metalúrgica e áreas afins. Espera-se que o evento estimule o intercâmbio de ideias, experiências e, possivelmente, oportunidades futuras de colaboração e parcerias, enriquecendo o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes e ampliando a compreensão sobre os temas abordados. Não perca essa oportunidade única de crescimento e conexão na SAMET 2023!

Clique aqui para acessar a programação detalhada do evento!