MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Metalurgia e Química
CEFET-MG

Semana de Visitas Técnicas dos Estudantes do CEFET-MG Campus Timóteo: Fortalecendo a Formação Profissional com Experiências Práticas

Quarta-feira, 27 de setembro de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Timóteo, 27 de setembro de 2023 – No âmbito de sua contínua missão de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, o Campus Timóteo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) promoveu, durante a semana de 18 a 22 de setembro de 2023, uma série de Visitas Técnicas. Esta iniciativa, realizada pelo Departamento de Metalurgia e Química, busca proporcionar aos seus estudantes uma experiência prática e enriquecedora.

O Prof. Flávio Barony, um dos organizadores da semana, destacou que essa programação anual de visitas técnicas visa estreitar a relação dos estudantes com empresas parceiras e organizações dos setores correspondentes aos cursos técnicos oferecidos no campus. Neste ano, os alunos dos cursos Técnico Integrado de Química e Edificações, bem como do curso Técnico CE/Subsequente noturno de Edificações, tiveram a oportunidade de visitar diversas instalações de destaque.

As visitas incluíram locais de relevância como o aterro sanitário de Santana do Paraíso e Ipatinga, a Universidade Federal de Viçosa (com exploração das instalações do setor de laticínios, ETE Industrial, ETA, e laboratórios do Departamento de Química, entre outros), e o laboratório de Microbiologia do Hospital Márcio Cunha.

Fig. 1 – Estudantes do CEFET-MG Campus Timóteo visitam a fábrica de laticínios “Produtos Viçosa”

Emilly Vitória, líder da Química 1, compartilhou sua experiência e enfatizou a importância dessas visitas: “A visita ao Hospital Márcio Cunha ocorreu para que os estudantes pudessem conhecer os laboratórios e entender os procedimentos realizados na vida real. Equipamentos novos nos foram apresentados bem como tecnologias às quais ainda não tínhamos tido acesso, ampliando nossos conhecimentos e compreensão sobre o funcionamento da microbiologia em uma unidade de saúde. Casos de pacientes reais foram utilizados como exemplos para demonstrar microrganismos em meios de cultura”.

Fig. 2 – Estudantes do CEFET-MG Campus Timóteo durante visita ao hospital Márcio Cunha

Em relação à visita à UFV, Emilly acrescentou: “A visita técnica à UFV foi importante para que os estudantes pudessem entender e conhecer ainda mais sobre os seus cursos. A exploração dos laboratórios nos permitiu visualizar diversas aplicações da microbiologia em nosso cotidiano”.


Fig. 3 – Estudantes do CEFET-MG Campus Timóteo visitam o Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa

O Prof. Flávio Barony destacou que a estratégia de organizar uma semana de visitas técnicas visa otimizar o uso do tempo e dos recursos institucionais, proporcionando uma valiosa experiência prática que complementa a formação dos estudantes do CEFET-MG.