MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Metalurgia e Química
CEFET-MG

Trabalho de Professor é ganhador de prêmio em Congresso Internacional

Quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Última modificação: Quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O professor do Departamento de Metalurgia e Química do CEFET-MG Campus Timóteo, Dr. Carlos Frederico Campos de Assis, teve seu trabalho premiado no Congresso Internacional ABM Week 2017. O trabalho, “Utilização da Casca de Café com Carvão Vegetal como Material Redutor e Energético na Injeção de Material Pulverizado nas Ventaneiras dos Altos-Fornos”, foi apresentado em 2016 no evento sobre Balanços Energéticos e Gases Industriais e reconhecido no Prêmio de Reconhecimento Técnico Usiminas de Inovação de 2017.

De acordo com o Professor, o trabalho foi idealizado a partir da identificação de um problema ambiental, a alta concentração de gases do efeito estufa. “Ao analisar as emissões nacionais de sistemas de energia, observamos que o segmento da indústria de aço tem uma importante participação devido ao alto consumo de carvão metalúrgico e coque no balanço energético, mostrando a predominância de usinas à base de coque siderúrgico integrados”, como conta o Prof. Carlos Frederico. “Depois de identificar algumas possíveis soluções para este problema ambiental, o projeto teve como objetivo utilizar cascas de café e carvão vegetal na injeção de finos pulverizados pelas ventaneiras de altos-fornos nas siderúrgicas. A utilização deste material como uma fonte de energia (combustível) no processo de redução de minério de ferro em altos-fornos apresenta uma solução viável para o sequestro de carbono”. O cafeeiro é uma fonte renovável e, através da fotossíntese, captura o gás CO2 da atmosfera, reduzindo a poluição causada pelos altos-fornos e participa no mercado de carbono, o que poderia resultar em um lucro anual superior apenas por este mecanismo.

O prêmio da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM é patrocinado pela Usiminas, empresa localizada no Vale do Aço. Isso mostra o interesse desse setor industrial em desenvolver tecnologias que diminuem a pegada ecológica das suas atividades e dos seus produtos. A busca das empresas por inovação e tecnologia é primordial para a sustentabilidade das mesmas. O mercado atual é cada vez mais complexo e está atento à esses investimentos.

noticiapremiofred

DMQTIM / CEFET-MG