MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Departamento de Metalurgia e Química
CEFET-MG

Alunos e Professores da Química publicam artigo em periódico internacional

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
Última modificação: Quarta-feira, 18 de outubro de 2017

As alunas do curso técnico em Química do Campus Timóteo: Ana Carolina de Almeida Andrade e Ana Carolina Alves Melo; e os professores Fernando Castro de Oliveira e André Maurício de Oliveira, do Departamento de Metalurgia e Química, tiveram um artigo publicado no Journal of Molecular Structure. A pesquisa intitulada “Supramolecular interactions between triphenylphosphine oxide and benzamide evaluated by positron annihilation lifetime spectroscopy” foi escrita pelos professores da Unidade da Timóteo, em colaboração com os pesquisadores Ângelo Marcio Leite Denadai, Fernando Henrique Fulgêncio, Dario Windmöller, Maria Irene Yoshida e Welington Ferreira Magalhães.

O fomento das bolsas advindas da parceria CEFET-MG e FAPEMIG foram importantes para a participação das alunas no projeto. Elas tiveram acesso à diversas técnicas de análises, tais como, Titulação Calorimétrica Isotérmica (ITC), Infravermelho (FTIR-ATR), Análise Térmica (DSC, TGA e DTA), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) e Espectroscopia de Vida Média de Pósitrons (EVMP). Além atividades em laboratório, as alunas tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho em congressos na área (SBQ e Frebrace). Essas experiências foram decisivas na escolha da sequência da formação das alunas. Atualmente, ambas já cursam Engenharia Química em universidades federais.

A publicação do artigo e a participação das alunas do curso de Química fecham uma etapa de trabalho do Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Nanotecnologia (GPNN) fomentada pelo Programa Institucional de Fomento à Pesquisa do CEFET-MG (PROPESQ) – ação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Ao todo foram envolvidas no projeto três instituições (UFMG e UFJF, além do CEFET-MG), sete pesquisadores e duas alunas do curso técnico em Química, possibilitando em intercâmbio de recursos e conhecimentos no desenvolver dos trabalhos. Como resultado foram produzidos um total de três artigos em periódicos internacionais, que são:

A pesquisa trata de estudos da interação do pósitron (anti-matéria do elétron) com o meio material. Uma das aplicações deste campo é em exames como o PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons), que detecta complicações médicas como câncer, problemas neurológicos e doenças no coração. O professor explica que seus estudos buscam mostrar a sensibilidade do pósitron a mudanças nas interações intermoleculares, que podem ser medidas pela mudança da composição do meio. “A longo prazo a ideia é mostrar que o pósitron é sensível à mudanças nas interações intermoleculares em macro moléculas biológicas. Caso isto seja confirmado poderemos ter no futuro um equipamento sensível o suficiente para detectar um problema (como o câncer, por exemplo) ainda a nível molecular”, destaca Fernando Oliveira.

DMQTIM / CEFET-MG

Tags: